Veículos Modificados e  Transformados

A inspeção de segurança em veículos transformados ou com alterações de características é outro dos serviços especializados oferecidos pela Transtech. Nesses casos, antes da avaliação é necessário obter autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Antes de mudar algo em seu veículo

-Não esqueça de pedir autorização prévia ao DETRAN;
-Procure uma empresa especializada no serviço;
-Procure saber se a empresa tem registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) tendo como Responsável Técnico um engenheiro mecânico (Deliberação Normativa DN-007/00 CEEMM – CREA/PR);
-Exija Nota Fiscal dos componentes e serviços

Cuidados nas transformações dos veículos

– Alongamento e encurtamento de chassi: observar as Instruções do Fabricante nos seus Manuais Técnicos ou Manuais de Encarroçamento – consulte sempre uma concessionária autorizada;
– O balanço traseiro deve ficar dentro do permitido (60% do entre-eixo ou 3,5 metros – o que for menor);
– O comprimento da carroçaria deve atender a recomendação do fabricante para garantir a correta distribuição do peso;
– A carroçaria deve ser fixada de acordo com a recomendação do fabricante;
– Adaptação de terceiro eixo: neste caso a legislação exige que o transformador seja credenciado para a execução do serviço. Procure saber antes se a empresa tem autorização para adaptação de terceiro eixo.
– Adaptação de pinos para contêiner: Neste caso a legislação exige que o transformador seja credenciado para a execução do serviço. Procure saber antes se a empresa tem autorização para adaptação de pino de contêiner.

Defeitos mais comuns em veículos transformados

  • Ausência de cinta no cardã;
  • Balanço traseiro irregular;
  • Bateria mal fixada e sem proteção contra curto-circuito;
  • Braços tensores com folga excessiva;
  • Cinto de segurança irregular;
  • Corrosão excessiva no chassi;
  • Emenda no chassi com solda irregular;
  • Falta de equipamentos obrigatórios de segurança: extintor, triângulo, macaco, etc;
  • Falta de freio de estacionamento;
  • Feixe de molas com lâminas quebradas ou desalinhadas;
  • Fios soltos e desencapados;
  • Fixação da carroçaria irregular;
  • Fixação da quinta-roda (em caminhões-tratores) irregular;
  • Folga no sistema de direção; -Iluminação e sinalização irregular;
  • Lonas de freio com desgaste excessivo;
  • Pára-choque traseiro irregular;
  • Parafusos ou porcas de rodas faltando;
  • Pedais sem proteção de borracha;
  • Pino rei com desgaste excessivo ou recuperado por solda;
  • Pneu com desgaste excessivo;
  • Suportes da suspensão e balancins com trincas;
  • Suportes da suspensão e balancins com trincas;
  • Tambor de freio trincado;
  • Trinca nos braços tensores;
  • Trincas nas travessas e longarinas do chassi;
  • Trincas no tambor de freio;
  • Vazamento de óleo no sistema de direção;
  • Vazamento no sistema de freio;
  • Vazamento no tanque ou mangueiras de combustível;
  • Veículo com suspensão rebaixada.
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