Serviços de Arqueação
de Tanques e Reservatórios

SOBRE

arqueação de tanques

A arqueação de tanques consiste na determinação da capacidade volumétrica de reservatórios (silos ou tanques) utilizados para armazenamento de produtos a granel. O objetivo é assegurar a confiabilidade metrológica, nas medições de controle de estoque nas empresas.

A Portaria INMETRO 80/2020 autorizou a TRANSTECH a realizar a medição, o cálculo do volume e a elaboração da tabela volumétrica de tanques cilíndricos verticais e tanques cilíndricos horizontais.

Serviços

O serviço de arqueação de tanques realizado através da TRANSTECH, consiste na determinação da capacidade volumétrica de reservatórios utilizados para armazenamento de produtos a granel.

A Regulamentação Técnica Metrológica de arqueação de tanques fixos é aprovada pela Portaria Inmetro nº 648/2012 e Portaria Inmetro nº 171/2018 e às Normas Inmetro e atos normativos supervenientes.

Amplamente utilizados pela indústria de óleo e gás, em refinarias e distribuidoras os serviços de arqueação de tanques tem como objetivo principal, com a emissão de um certificado de arqueação ao final do processo, estabelecer um controle volumétrico a partir das características geométricas do reservatório para que possa servir de referência para controle do estoque dos produtos armazenados.

Os serviços de arqueação de reservatórios contemplam
 equipamentos novos, antigos e recondicionados. Através de métodos, tabelas e equipamentos de calibração estabelecidos em conformidade com as principais normas vigentes para cada setor.

Tanques de armazenamento não são cilindros perfeitos. Existem muitas variáveis que podem mudar o seu formato tanto na etapa inicial de construção quanto ao longo do tempo, durante a sua utilização.

Por esta razão, periodicamente, estes reservatórios necessitam ser verificados (arqueados), a fim de se garantir a exatidão das medições, através de tabelas de correção volumétricas.

Esta atividade pode ser executada por diferentes metodologias para registro e processamento dos dados de arqueação de tanques, emissão do certificado de arqueação e da tabela volumétrica, baseados nos métodos descritos na norma ISO-7507.

Os principais clientes desse tipo de serviço são as refinarias e distribuidoras de petróleo, usinas de álcool, moinhos de grãos, empresas do segmento de sucos, bebidas e companhias de gás.

Solicite mais Informações

Tel.  41 3033-8700

E-mail: 
paulo@transtech.com.br
rubem@transtech.com.br

Rua Wanda dos Santos Mullmann, 1.035 – Pinhais – PR – Brasil Cep 83.323-400

Fechar Menu