Veículos Modificados e Transformados
A inspeção de segurança em veículos transformados ou com alterações de características é outro dos serviços especializados oferecidos pela Transtech. Nesses casos, antes da avaliação é necessário obter autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Antes de mudar algo em seu veículo
-Não esqueça de pedir autorização prévia ao DETRAN;
-Procure uma empresa especializada no serviço;
-Procure saber se a empresa tem registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) tendo como Responsável Técnico um engenheiro mecânico (Deliberação Normativa DN-007/00 CEEMM – CREA/PR);
-Exija Nota Fiscal dos componentes e serviços
Cuidados nas transformações dos veículos
– Alongamento e encurtamento de chassi: observar as Instruções do Fabricante nos seus Manuais Técnicos ou Manuais de Encarroçamento – consulte sempre uma concessionária autorizada;
– O balanço traseiro deve ficar dentro do permitido (60% do entre-eixo ou 3,5 metros – o que for menor);
– O comprimento da carroçaria deve atender a recomendação do fabricante para garantir a correta distribuição do peso;
– A carroçaria deve ser fixada de acordo com a recomendação do fabricante;
– Adaptação de terceiro eixo: neste caso a legislação exige que o transformador seja credenciado para a execução do serviço. Procure saber antes se a empresa tem autorização para adaptação de terceiro eixo.
– Adaptação de pinos para contêiner: Neste caso a legislação exige que o transformador seja credenciado para a execução do serviço. Procure saber antes se a empresa tem autorização para adaptação de pino de contêiner.
Defeitos mais comuns em veículos transformados
- Ausência de cinta no cardã;
- Balanço traseiro irregular;
- Bateria mal fixada e sem proteção contra curto-circuito;
- Braços tensores com folga excessiva;
- Cinto de segurança irregular;
- Corrosão excessiva no chassi;
- Emenda no chassi com solda irregular;
- Falta de equipamentos obrigatórios de segurança: extintor, triângulo, macaco, etc;
- Falta de freio de estacionamento;
- Feixe de molas com lâminas quebradas ou desalinhadas;
- Fios soltos e desencapados;
- Fixação da carroçaria irregular;
- Fixação da quinta-roda (em caminhões-tratores) irregular;
- Folga no sistema de direção; -Iluminação e sinalização irregular;
- Lonas de freio com desgaste excessivo;
- Pára-choque traseiro irregular;
- Parafusos ou porcas de rodas faltando;
- Pedais sem proteção de borracha;
- Pino rei com desgaste excessivo ou recuperado por solda;
- Pneu com desgaste excessivo;
- Suportes da suspensão e balancins com trincas;
- Suportes da suspensão e balancins com trincas;
- Tambor de freio trincado;
- Trinca nos braços tensores;
- Trincas nas travessas e longarinas do chassi;
- Trincas no tambor de freio;
- Vazamento de óleo no sistema de direção;
- Vazamento no sistema de freio;
- Vazamento no tanque ou mangueiras de combustível;
- Veículo com suspensão rebaixada.