Oque é?
Inspeção Técnica Veicular (ITV) em veículos de transporte rodoviário internacional de cargas transitando no Mercosul, conforme Instrução Normativa No 12 da Polícia Rodoviária Federal.
Veículos de carga que transitam no Mercosul estão sujeitos à fiscalização pelos países membros quanto à aprovação do veículo em inspeção de segurança veicular nos moldes da Resolução Mercosul 75/97.
Credenciada para realizar a ITV – Mercosul pela Portaria 19/2002 de 21 de outubro de 2002 (publicada no D.O.U. em 24/10/2002, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, a Transtech está apta a atender conjuntos de veículos de qualquer porte. A íntegra da legislação aplicável pode ser obtida no site www.abti.com.br.
A Inspeção
São verificados os principais sistemas do veículo de acordo com o Anexo I da Instrução Normativa No. 12 do DPRF, utilizando-se equipamentos mecanizados e informatizados para certificar, sem desmontagem de componentes, as condições de segurança do veículo. Caso sejam encontrados defeitos, é emitido um relatório pormenorizado para o cliente detalhando as não conformidades. Neste caso, se o veículo retornar para re-inspeção em até quinze dias, não haverá custo adicional. Quando aprovado, o veículo recebe um Certificado de Inspeção Técnica Veicular – CITV e um selo fixado no pára-brisa, o SAIV – Selo de Aprovação na Inspeção Técnica Veicular. A validade do CITV e do SAIV é de um ano à partir da data de sua emissão. É importante esclarecer que a Transtech não executa nenhum tipo de manutenção ou reparo, nem permite que sejam executadas em suas instalações.
Condições gerais para Inspeção
O veículo deve ser apresentado para a inspeção completo, limpo e sem carga. É necessário a apresentação dos seguintes documentos para iniciar o processo de inspeção:
- Documento dos Veículos (do caminhão e do semi-reboque, se for o caso);
- Identidade e CPF do condutor que vier trazê-los para a inspeção.
DICAS PARA REVISÃO DO VEÍCULO ANTES DA INSPEÇÃO
Recomenda-se uma revisão dos veículos antes da inspeção para reduzir a possibilidade de reprovação. Dentre os itens inspecionados, recomenda-se especial atenção aos seguintes, que geram as mais freqüentes não-conformidades encontradas nas inspeções:
- Revisar e regular as lonas de freios (os veículos são testados em dinamômetro de freio que avalia a capacidade de frenagem por eixo e entre os lados de uma mesmo eixo - este é o item que mais reprova);
- Eliminar vazamentos de ar no circuito de freio (câmaras de freio - cuícas, mangueiras, válvulas, mão-de-amigo, etc);
- Verificar folga nos braços do sistema de direção e nas barras estabilizadoras;
- Verificar fixação da 5a-roda;
- Verificar funcionamento de todo o sistema de iluminação e sinalização;
- Verificar folgas no sistema de braços tensores (buchas) e do balancim e a existência de trincas no suporte da suspensão e apoio de molas. Aperto dos grampos de molas;
- Verificar existência de lâminas de molas quebradas / desalinhadas;
- Pino-rei não pode estar gasto / com trincas, nem enchido com solda;
- Verificar fixação dos jumelos no chassi (suspensão dianteira) e folga no pino;
- Verificar a existência de trincas nos tambores de freio / rodas e aros;
- Verificar regulagem da bomba injetora (emissão de fumaça);
- Verificar itens obrigatórios. Carga e validade do extintor. Cintos de segurança. Proteção na bateria. Vazamentos de diesel.