Transporte Seguro
  É com ele que ajudamos a preservar vidas.

A Empresa
ITV - Mercosul
Filiais e localização
Contato
Área Restrita
Español English Version

Login Associados
Registro de ContaRegistrar
Redefinir SenhaRedefinir Senha

 

>


 
Es con él que ayudamos a preservar vidas
Inspeção Preventiva
"No transporte de cargas, não basta utilizar equipamentos confiáveis. Uma operação segura pressupõe também a existência de rotinas de inspeção e de manutenção dos veículos". (Abiquim)



PRECISANDO GARANTIR A CONFIABILIDADE DE VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS?
A Transtech Engenharia e Inspeção Ltda, credenciada pelo INMETRO desde 1993 para vários serviços de inspeção em veículos e equipamentos, desenvolveu um programa especial de inspeção preventiva que utiliza os fundamentos da Inspeção Baseada em Risco, largamente utilizada na indústria petroquímica, para atender as mais variadas necessidades de garantir a confiabilidade e a segurança de veículos e equipamentos.
 

 

 


INSPEÇÃO PREVENTIVA DE VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS
Inspeção periódica com os seguintes objetivos:

  • Reduzir o número de acidentes, quebras e perdas relacionadas ao desempenho de veículos e equipamentos;
  • Identificar falhas em componentes ou sistemas que possam resultar em acidentes ou incidentes operacionais;
  • Estabelecer prioridades para a manutenção, identificando as situações de maior risco;
  • Verificar, após o reparo, a efetividade da manutenção, podendo ser um dos indicadores de desempenho;
  • Gerar informações que possibilitam conhecer e selecionar os equipamentos e veículos mais adequados à necessidade;
  • Fornecer dados concretos para a Análise Preliminar de Riscos;
  • Identificar perdas em função da utilização de equipamentos de forma inadequada ou fora das especificações do fabricante;
  • Identificar perdas de combustível ou energia originadas por funcionamento irregular de motores;
  • Estabelecer programas de renovação de frotas e equipamentos de subcontratados;
  • Atender aos requisitos das normas de sistemas de gestão e das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

 

INSPEÇÃO PERIÓDICA DE EMISSÃO DE POLUENTES (FUMAÇA E RUÍDO)

Inspeção de emissão de fumaça conforme NBR-13037 - Gás de Escapamento Emitido por Motor Diesel em Aceleração Livre - Determinação da Opacidade;
Inspeção Visual para verificar vazamentos aparentes de combustível e de óleo lubrificante e hidráulico, violação da bomba injetora, vazamentos e alterações do sistema de escapamento e do sistema de admissão de ar e retirada ou alteração de componentes originais do veículo que influenciam diretamente na emissão de fumaça, bem como se o veículo apresenta emissão de fumaça azul;
Medição do nível de ruído emitido pelo escapamento de veículo equipado com motor do ciclo Diesel na condição parado conforme NBR-9714;
Objetivos:
Controle de emissões e redução do consumo de óleo diesel e lubrificantes.

 

INSPEÇÃO PREVENTIVA PELO MOTORISTA
Segundo o Departamento de Trânsito Americano, com uma inspeção simples de aproximadamente 10 minutos, feita pelo próprio motorista antes de cada viagem, reduz-se em mais de 50% as chances de paradas por problemas ou mesmo acidente.
A Transtech fornece o check list e treina seu motorista para essa inspeção.

 

MANUTENÇÃO DOS ITENS DE SEGURANÇA
Na maioria das vezes, os mecânicos atuam de modo corretivo e não observam detalhes importantes que podem gerar problemas futuros durante as viagens.
Através dos dados estatísticos de defeitos encontrados em nossas inspeções, desenvolvemos um treinamento específico para capacitar os mecânicos a identificar e eliminar potenciais causas de paradas e acidentes, atuando também de forma preventiva.
No sistema de freio por exemplo, não basta regular as guarnições. Existem métodos simples de verificar os funcionamento das câmaras de freio, das válvulas e das catracas, que na maioria dos casos passam desapercebidos.

 

AVALIAÇÃO DAS ROTAS E IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS CRÍTICOS

Identificação nas rotas e locais de operação os pontos críticos para ocorrência de acidentes relacionados com o tipo de veículo ou equipamento utilizado, estabelecendo as necessidades de sinalização especial e treinamento dos condutores e operadores.



POR QUE ESCOLHER A TRANSTECH?
1 - Capacidade técnica reconhecida: Acreditada pelo INMETRO em vários serviços de inspeção de veículos e equipamentos de transporte, inclusive de produtos perigosos.
2 - Experiência comprovada: Atua nesta área desde 1993, detendo vários atestados de capacidade técnica.
3 - Independência e Imparcialidade: A Transtech não realiza nem tem nenhum interesse em manutenção, projeto ou fabricação dos itens que são inspecionados.
4 - Habilitação legal: Equipe técnica composta exclusivamente por Técnicos e Engenheiros registrados no CREA.
5 - Flexibilidade: atendimento em todo o território nacional e mercosul, mesmo em condições adversas, como operações florestais.
6 - Tecnologia: Os aspectos da Inspeção Preventiva são estabelecidos e gerenciados através de software dedicado, desenvolvido especialmente para a Transtech, utilizando sua base de dados gerados em mais de 100.000 inspeções, ensaios e avaliações. Além disto, dispõe de vários equipamentos com tecnologia de ponta para auxiliar nas avaliações mais complexas.

 

REQUISITOS PARA ATENDIMENTO A PROGRAMAS DE AVALIAÇÃO, NORMAS DE CERTIFICAÇÃO E REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO
Além da confiabilidade e segurança das operações, a Inspeção Preventiva evidencia objetivamente o atendimento aos seguintes requisitos:

SASSMAQ
Resolução ANTT 420
ADR/RDI (Ferroviário)

HACCP (APPCC)

ATP (Transporte Refrigerado)



NBR-ISO 9001 - 6.3, 7.5.1, 7.5.4, 7.5.5, 8.5.3 NBR-ISO 14001 - 4.3, 4.4.6, 4.4.7, 4.5 OHSAS 18001 - 4.3, 4.4.6, 4.5.1, 4.5.2 NBR 14900 - 5.6.1.2, 5.6.3.2, 5.6.3.3 NBR 14884 - 6.3.1, 7.1.9
ISO 22000 - 6.3, 7.2, 7.6.1MTB NR 18 : Indústria da Construção - 18.15.46, 18.15.47, 18.22.9, 18.22.11 NR 22 : Mineração - 22.11.13, 22.13.3



NR 29 : Trabalho Portuário - 29.3.5.10.1 NR 31 : Agricultura e Florestal - 31.12
Rua Wanda dos Santos Mullmann, 1.035 - Pinhais - PR - Brasil Cep 83.323-400
+55 (41) 3033-8700 -
transtech@transtech.com.br